Páginas

06 maio 2009

Novo buscador promete revolução na internet

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, exibiu na última semana um novo buscador que promete revolucionar a internet. Batizado de Wolfram Alfa, o sistema de buscas será apresentado ainda neste mês.

De acordo com informações do site The Independet, os especialistas que tiveram acesso ao programa disseram que esse pode ser o primeiro passo em direção ao que consideram o "Santo Graal" virtual, ou seja, um alojamento de informação que compreende e responde em linguagem comum.

Entre as inovações do Wolfram Alfa estará a sua capacidade de relacionar os temas pesquisados a outros dados curiosos. Além disso, o sistema dará mais do que uma simples resposta a uma pergunta como "Qual é a altura do Monte Everest?". Nesse caso, também serão apresentadas páginas com informações relacionadas, dados como localização geográfica, cidades próximas, outras montanhas altas e gráficos e tabelas ligados ao assunto.

Tom Simpson, autor do blog Convergenceofeverything.com, acredita que esse seja um novo paradigma na utilização dos computadores e da web em um momento "em que a inteligência artificial segue em direção a uma auto-organização de conteúdo". Já Nova Spivack, um expert em computadores e em assunto da web, disse o sistema poderá ser tão importante quanto o Google. "É realmente impressionante e significativo. Na verdade, pode ser algo tão importante para a web quanto é o Google, mas para uma finalidade diferente", explica.

Com acesso livre na internet, o Wolfram terá o suporte de sites como Wikipedia. O criador do programa, Stephen Wolfram, também não descarta a possibilidade de futuras parcerias com o Google. "Estamos trabalhando em parceria com todas as possíveis organizações. Esperemos que haja grande sinergia para isso", declarou.

Será que isso pega?

Nenhum comentário: