Páginas

10 março 2009

Dia Internacional do DJ

Bom, o Dia Internacional do DJ passou, mas eu não podia deixar passar em branco.
Queria escrever algo de bom ou algo interessante, mas a galera do Psicodelia fez uma matéria que é exatamente o que queria escrever, então se liga ae!

9 de março, é comemorado o Dia Internacional do DJ, essa classe de verdadeiros xamãs contemporâneos, que embora influencie a nossa cultura urbana há várias décadas, ainda não têm o devido reconhecimento da sociedade.

Ao contrário, ainda lutam pela regulamentação de sua atividade e enfrentam vários tipos de preconceito, especialmente aqueles baseados na ignorância de quem acha que o seu som não é música de verdade ou que “é só apertar um botão e o computador faz tudo sozinho”.

Desde que comecei esse blog tive a oportunidade de conhecer vários profissionais, e com eles, também conheci de perto a dura realidade da profissão.

Por isso, nesse dia, tenho que deixar aqui um grande PARABÉNS! Vocês merecem.

E você, que não é profissional da área, ao menos sabe o que faz um DJ? Se preferir, pode fazer o download de vários sets de música eletrônica e conhecer muitos DJs nesta seção do blog.

Agora que você já sabe, também é importante conhecer algumas “regras de etiqueta” a serem seguidas quando estiver numa festa. Os DJs agradecem:

1- Procure saber o nome do DJ que você gostou de ouvir se não sabe quem é;
2-Incentive o profissional que você está curtindo com sinais, sorrisos e braços pra cima. (Isso é muito bom, e incentiva a tocar mais fogo na pista)
3- Mostre do que gostou e do que não gostou, jamais fique indiferente;
4- Preste atenção na música durante a balada, não só na mulherada e no bar;
5- Deixe para conversar com o DJ só depois que tiver acabado o set. Mixar é uma arte complexa, e erros normalmente não são perdoados, por isso, toda a concentração é necessária nessa hora; (é foda quando alguém vem falar com você bem na hora que tá mixando)
6- Se estiver próximo, pergunte se ele quer beber alguma coisa e compre pra ele =).
7- NÃO grite “acelera” nem faça movimento de “sobe” com a mãozinha. Acredite, isso é muito irritante; (Muiiiiitoooo irritante mesmo, normalmente não dou bola pra isso!)
8- NÃO peça um hit de dois anos atrás que todo mundo já está careca de ouvir; (Nem venha querer pedir alguma música, porque isso NÃO rola!)
9- NÃO pergunte se ele pode tocar algo “mais animado”; (Se não tá curtindo o som, simplesmente saia ou vá se sentar)
10-NÃO peça para ele anunciar no microfone que uma chave de carro foi perdida;
11- NÃO fale com ele quando ele estiver com cara de compenetrado, fone no ouvido e mão no equipamento. Ele está MIXANDO! (Já disse tudo!)

Quer conhecer alguns DJs? No orkut há uma comunidade com milhares deles.

Quer se tornar um DJ? Por todo o Brasil há diversas escolas com cursos na área, como a AIMEC. Quem sabe no ano que vem você também estará no grupo dos homeageados?


[regras de etiqueta retirados do Rraurl] Mas as em negrito e em vermelho foram palavras minhas. ass: Magu!

Nenhum comentário: