Páginas

24 setembro 2008

EUA desenvolvem sistema para prever crimes

No cinema, o filme Minority Report explorou uma idéia interessante e paradoxal de uma unidade de segurança "pré-crime" que identificaria criminosos antecipadamente e permitiria detê-los antes que determinado crime fosse cometido. Seguindo uma premissa semelhante, o Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos está criando um sistema capaz de detectar comportamento hostil.

Quando concluído, o programa Future Attribute Screening Technologies (FAST) poderá ser aplicado a aeroportos e outros recintos públicos como estádios, por exemplo. O objetivo é aumentar a segurança separando pessoas potencialmente perigosas para uma revista mais minuciosa.

Equipado em um trailer que facilita seu transporte, o FAST consiste de câmeras, sensores de calor e radares lasers que medem sinais térmicos, batimentos cardíacos, alterações respiratórias e mudanças na pupila, junto com movimentos corporais, modificações na voz e reações emocionais.

O FAST, noticiou o site Short Sharp Science, teria sido testado com sucesso em Maryland, Estados Unidos, por 140 voluntários pagos para atuar de maneiras diferentes, alguns deles se comportando de maneira hostil.

John Verrico, porta-voz do departamento, afirmou que mesmo em seus estágios iniciais o aparato foi capaz de identificar com 78% de precisão atitudes potencialmente hostis, embora seja cabível considerar que o aparelho só mostrará sua real eficácia em um teste em situação real, sem depender da atuação de voluntários.

O futuro dessa tecnologia ainda não é claro, e outras dúvidas ainda podem ser levantadas, como a possível adaptação dos criminosos ao método, inventando modos de camuflar intenções, ou ainda a invasão de privacidade e potenciais constrangimentos a pessoas com problemas de saúde que alterem a respiração, por exemplo.

Nenhum comentário: